sexta-feira, 15 de junho de 2012

Não Levar Nada Para o Lado Pessoal

 Quando alguém tece alguma consideração a nosso respeito, pode estar falando a verdade ou não. Se não e levamos para o lado pessoal é porque concordamos com o que foi dito.

Assim que concordamos, o veneno nos perpassa e ficamos presos no sonho do inferno.

O que causa a captura é o que podemos chamar de importância pessoal. É a expressão máxima do egoísmo, porque cometemos a presunção de acreditar que o que os outros falam é sobre nós. Achamos que somos responsáveis por tudo. Eu, eu e sempre eu.

Acontece que tudo o que os outros fazem, não é por nossa causa, mas por causa deles mesmos. Cada pessoa vive em seu próprio mundo, vivendo seus próprios sonhos, em suas próprias mentes que são mundos completamente diferentes dos nossos.

Quando levamos algo para o lado pessoal, presumimos que os outros sabem o que se passa em nosso mundo particular e tentamos impor nosso mundo ao deles.

Mesmo quando uma situação parece pessoal, mesmo que alguém nos insulte diretamente, não tem nada a ver conosco. O que os outros dizem tem compromisso com a mente deles. O ponto de vista deles provém da programação que receberam durante sua infância, ou domesticação.

O que os outros dizem a nosso respeito é uma forma deles lidarem com seus próprios sentimentos, crenças e opiniões. A pessoa ao emitir uma opinião sobre nós está na verdade tentando nos envenenar. Se levarmos sua opinião para o lado pessoal, acataremos o veneno e ele passa a ser nosso.

Levar as coisas para o lado pessoal nos torna presas fáceis para os predadores, os feiticeiros de palavras. Eles conseguem captar nossa atenção com uma pequena opinião e injetam todo o veneno que desejam, se levamos para o lado pessoal, aceitamos tudo.

Se não levamos para o lado pessoal, estaremos imunes mesmo no meio do inferno. Imunidade ao veneno no meio do inferno é a dádiva desse compromisso.

Quando levamos as coisas para o lado pessoal, sentimo-nos ofendidos e a reação é defender nossas crenças e criar conflitos. Fazemos tempestades em copo d’água porque temos a necessidade de estarmos certos e tornar os outros errados.

O que vale para os outros vale também para nós que precisamos ser absolutamente honestos conosco mesmos para não emitir opinião a respeito dos outros.




Texto baseado nas palavras de
Dom Miguel Ruiz em “Os quatro Compromissos”


2 comentários:

  1. noossaaaa, perfeito demais o seu texto, recentemente, eu deescobri que eu sofro disso, ja que qualquer coisa que alguem fala eu me sinto extremamente mal, ou seja, eu aceito oque a pessoa me diz e interpreto como uma ameaça...so que eu nao preciso combater essa ameaça, ja que se eu nao acreditar no que essa pessoa disse, ela esta mentindo e por consequencia eu nao preciso retificar uma cisa que eu sei qe e mentira...NOSSA SEU TEXTO CAIU DO CEU PRA MIM, ESPERO QUE VOCE TENHA CONSEGUIDO CHEGAR AO ´´SANTO GRAAL´´ DO ´´LEVE PARA O LADO RACIONAL´´!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Irmão, eu também sofro por ser presa fácil das palavras, sendo essa tentativa de melhora uma luta diária. Obrigado irmão, pelas palavras, se tornaram ferramentas nessa retificação.

    ResponderExcluir