sexta-feira, 15 de junho de 2012

Não Tire Conclusões

Nós temos a tendência para tirar conclusões de tudo. O problema é que acreditamos que nossas conclusões espelham a verdade.

Tirando conclusões sobre os que os outros fazem e dizem os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com nossas palavras. Por isso estamos sempre pedindo desculpas.

Tiramos conclusões, entendemos errado, levamos isso para o lado pessoal e acabamos criando um grande drama do nada.

Os dramas pelos quais passamos em nossas vidas foram causados por nossas conclusões. Pare um instante para analisar essa afirmativa. Toda a teia de controle entre os seres humanos é sobre tirar conclusões e levar as coisas para o lado pessoal. Nosso inferno é baseado nisso.

Criamos muito veneno emocional tirando conclusões e ainda fofocamos sobre nossas conclusões. Fofocar é a maneira que temos de transferir o veneno emocional que criamos. Como não costumamos pedir esclarecimentos, tiramos conclusões e acreditamos estar certos sobre nossas conclusões, depois defendemos nossas conclusões e tentamos tornar a outra pessoa errada.

Sempre é melhor fazer perguntas do que tirar conclusões, porque as conclusões nos predispõem ao sofrimento.

Apenas enxergamos e escutamos o que queremos. Sonhamos sem base na realidade.

Em qualquer tipo de relacionamento podemos presumir que os outros sabem o que pensamos e que não precisamos dizer qual nosso desejo. Quando os outros não fazem o que queremos porque não sabem que queremos, nos sentimos magoados e pensamos: “Como é possível você fazer isso comigo? Deveria saber”.

Os dramas são criados porque tiramos conclusões e em seguida tiramos novas conclusões sobre as primeiras.

Todos os problemas humanos poderiam ser resolvidos se tivéssemos uma comunicação boa e clara.

Pense sobre isso!


Texto baseado nas palavras de
Dom Miguel Ruiz em “Os quatro Compromissos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário