domingo, 17 de maio de 2020

Sobre a Caridade



Nenhum homem pode ser feliz enquanto estiver rodeado de vibrações de discórdias. Um dos grandes obstáculos ao conveniente desenvolvimento espiritual da humanidade, em todos os países civilizados, tem sido a chamada caridade.
O assunto exige bastante reflexão para ser bem compreendido. A caridade trata apenas dos efeitos da pobreza e não da causa. Não acreditemos no trato dos efeitos.  Acreditemos no tratamento da causa.
Sabemos que, em muitos casos, a prática da caridade produz o mal em vez do bem. Procuremos eliminar a causa da pobreza e não haverá necessidade de caridade. Isto pode ser feito aplicando a lei: “O que temos, de material, apenas conservamos em confiança para o homem que tem mais necessidade do que nós, e é nosso dever dar-lhe, desde que ele dê algum valor em troca”. 
Dar valor em troca não quer dizer necessariamente que o mesmo valor deve ser dado àquele de quem se recebeu, porém que, quando o recebedor estiver em condições, deve dá-lo à humanidade, numa corrente do bem.
Deus nos deu inteligência para perceber, pelas vibrações transmitidas pelo homem, se ele merece alguma coisa do que temos em confiança.
Existem muitos homens na Terra, que não tem força de vontade para vencer estas más inclinações e precisam ser auxiliados. Existem muitas poucas pessoas que podem atingir um plano superior de desenvolvimento espiritual sem o auxílio, não só dos poderes superiores, mas também dos homens que estão na Terra.
Ajudai um homem a melhorar suas condições na Terra e sereis mais capaz de ajudá-lo a preparar um melhor lugar para si no mundo espiritual. O homem que sofre nessa Terra encontra muita dificuldade para atingir um plano espiritual superior sem auxílio.
Não há Milagres. Tudo o que acontece é governado pela Lei Divina.
A cura dos doentes apenas é um alívio temporário. A verdadeira obra é ensinar como permanecer em boa saúde.
Ajudar um homem a beneficiar a si mesmo é a grande obra cristã. Não roubeis a Paulo para pagar a Pedro. Existem muitos outros meios. Muitas crianças morrem de miséria quando um copo de leite as salvaria. Muito dinheiro foi dado por leite que as crianças nunca obtiveram. É dever nosso saber quando e como dar.   
Deus não pôs o homem nesta Terra para sofrer, nem criou a pobreza e as aflições. Todas essas coisas são artificiais e foram criadas pelo homem, sendo manifestações exteriores de discórdia ou de forças contrárias à divina.
Todavia , apesar de tudo o que o homem fez contra as divinas leis e forças do Altíssimo, os poderes superiores estão sempre prontos e dispostos a ajudar aqueles que procuram a verdadeira direção.
Faça a pergunta: Como posso ajudar?
Um vivo desejo de ajudar é o primeiro passo para receber o poder de ajudar, então o poder e a direção serão dados aos que pedem, pelas inteligências superiores.
Se desejais ajudar os outros, fazei um exame de vós mesmos e retificai, à proporção que puderes, qualquer discórdia que se encontra no vosso íntimo; desta forma vos colocareis em harmonia com os poderes superiores e recebereis com inteligência mensagens da parte deles, que vos guiarão em vosso trabalho
É quando o homem pede auxílio que se deve ajudar, pois esta é a única ocasião em que este está apto a receber ajuda.
Ajudar um homem a beneficiar a si mesmo é o maior bem que pode ser feito ao homem, e que o levará a maior felicidade, e ajudá-lo a repelir as ideias tóxicas que estão dentro dele.

Albert Van Der Naillen
Excerto da obra “A Grande Mensagem” de 1944

Nenhum comentário:

Postar um comentário