sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Sobre a Gratidão

 



Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós! "Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados.
Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? "Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".Lucas 17:12-1

A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, porque nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós. Quando você se permite sentir gratidão, uma intensa transformação acontece na sua vida. As pessoas que têm esse hábito são mais felizes, o que impacta também em sua saúde física e mental.

Agora, gostaria de te fazer uma pergunta: você se lembra da última vez em que sentiu ou demonstrou gratidão, ou em que começou o dia agradecendo por algo.

Vale destacar aqui que esse sentimento tem uma poderosa aliada: a gentileza. Quando a gratidão está ligada a ela, nos tornamos mais humanos e conseguimos nos conectar uns aos outros.

Até poucos anos atrás, não havia muitas pesquisas e informações acerca da gratidão. Mas, graças ao psicólogo americano Abraham Maslow, foi possível entender melhor o que é este sentimento e suas interferências positivas em nosso cotidiano.

Em suas pesquisas, Maslow conseguiu perceber que a habilidade de sentir e expressar a gratidão representa um aspecto vital para a saúde emocional e mental dos indivíduos. Através de seus estudos, ficou provado que pessoas que praticam esse hábito são mais felizes.

Qual é a relação entre Gratidão e felicidade?

A gratidão contribui para que as pessoas reconheçam o que possuem de bom ao seu redor. Por mostrar o quão prazeroso é valorizar o que se possui, ela faz com que os indivíduos gratos alimentem menos a ansiedade por aquilo que não têm ou por aquilo que desejam ter.

Nesse sentido, ser uma pessoa grata é uma virtude que também nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, seja em nossa vida cotidiana ou em nosso trabalho, pois cultivamos o bom humor e a paciência necessária para manter relacionamentos saudáveis e felizes.

Mas, pelo que devemos ser gratos? Provavelmente, você já se pegou fazendo essa pergunta em algum momento da sua vida.

Acredite, todos nós temos razões para agradecer e nos sentirmos gratos.

Já parou para pensar em tudo de bom que você tem na sua vida?

Enumere mentalmente suas razões: sua família, seus amigos, a saúde, o trabalho, um lar, seus talentos, suas conquistas e feitos. Coloque nesse rol tudo aquilo que for positivo e que contribui para a sua felicidade.

Um exercício tão simples já ajudará a reconhecer as coisas boas que lhe acontecem e que são dignas de gratidão. Faça isso de vez em quando e esse sentimento começará a aflorar em seu interior. Com o passar do tempo, perceberá a sensação de que você tem muito mais do que o necessário para viver e, assim, reconhecerá todos os dias um novo motivo para ser grato.

É importante dizer que a gratidão é contagiante. Comece a fazer esse exercício todos os dias e logo verá que seus amigos, familiares e até colegas de trabalho também estarão contagiados pela energia que esse sentimento reverbera.

 

Adilson Maestri


Nenhum comentário:

Postar um comentário