domingo, 30 de maio de 2010

Nós somos o amor


Tenho passado dias pensando em como o amor nasce em nossa consciência.

Percebo que ele pode aparecer num repente, mas, também, pode amadurecer lentamente e só o percebermos quando já se passou um bom tempo, que pode ser dias ou anos.

Fico imaginando qual seria a essência desse sentimento que a mim parece tão tranqüilizante, tão abastecedor, tão suave e ao mesmo tempo tão efervescente.

Poetas o definiriam com outras palavras, fatalmente, mas essas são as que me ocorrem no momento definindo o amor como algo quase palpável.

Plotino, filósofo egípcio neoplatônico, que viveu nos primórdios da era cristã nos dizia que a emanação é o processo no qual a divindade suprema irradia sua própria substância, criando o universo, uma extensão de sua natureza divina, de maneira processual, contínua e permanente.

João de Zebedeu nos disse que Deus é amor. Eu acredito que ele quis dizer que Deus emana amor, logo, se a emanação que provém do centro do universo é segundo Plotino, a extensão de sua própria natureza, eu ouso alterar a tradução da frase de João para “Deus é o amor”.

E assim pensando que o amor é a presença efetiva de Deus em nossos corações, almas e espíritos, que somos feito à imagem e semelhança Dele, concluo que nós somos o amor em ação, somos a própria expressão física do amor.

E tantos seres há que buscam o amor fora de si, que passam a vida em busca do amor de alguém e não se apercebem que são a própria expressão do seu objeto de desejo.

Ama ao teu próximo como amas a ti mesmo, nos disse o nazareno Jesus, nos levando a refletir sobre o reconhecer a Deus nos nossos irmãos.

Se assim considerássemos - em nossa visão de mundo - todos nós seres humanos como a expressão de Deus, poderíamos, certamente, viver num mundo bem melhor, quem sabe o tal paraíso pintado pelos mestres das artes plásticas, cantado pelos poetas e descritos por seres angelicais que sopram em nossos olhos o vislumbre de um sonho que pensamos ser utópico.

2 comentários:

  1. Uma bela reflexão pode e deve ser feita em relação ao AMOR. O último parágrafo mostra tudo de uma forma maravilhosa.
    Siga em frente com tão belas e boas reflexões pois nos ajudam e muito.
    Beijos
    Édis

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso texto irmão. Gratidão.

    ResponderExcluir