sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Da Imprevisibilidade dos Acontecimentos

Não há destino. O futuro nós construímos a cada dia com a tomada de decisões.

Estamos o tempo todo criando situações no nosso cotidiano. O encadeamento dessas situações forma o arcabouço de nosso futuro, mas não o determina.

A seqüência de nossas atitudes é que vai formando aquilo que chamamos de nossa vida. A vida é um desenvolver contínuo de nossas aspirações, é o resultado de nossas ações e dos acontecimentos que permitimos se entrelaçarem com nossos desejos.

O que alguém pensa para nós, podemos crer e aceitar se quisermos. Podemos dizer “não me pertence” e se não nos pertence não agrega no torvelinho das nossas criações mentais.

Vivemos aquilo que pesamos para nós. Assim podemos projetar o futuro, pensando no que nos interessa viver. Só viveremos nossos sonhos se dermos continuidade no que queremos por meio da ação.

O que pensamos para nós virá se mantivermos esse desejo no pensamento, mas podemos mudar de idéia e entender que aquilo não nos serve mais, ou podemos experimentar e nos desiludir por não gostarmos do resultado ou do sabor que esse novo nos trouxe.

Quando insistimos em manter em nossas vidas algo que nos desagrada, corremos o risco de entristecer e termos que aceitar o que isso possa nos acarretar.

Mesmo quando a experiência é bem sucedida e prazerosa, podemos entender que ela cumpriu com seu objetivo e passarmos para outra experiência. Deixá-la na lembrança como algo bom que nos aconteceu, como um filme bom que assistimos, mas que teve seu final feliz e encerrou.

A vida é um constante vir a ser, alimentado por nossos pensamentos, e experimentado na carne no cotidiano.

O cotidiano é o nosso presente – um presente de Deus? – é a comida que temos na boca e que nos alimenta, ao mesmo tempo em que libera seu sabor, e nos enche de alegria, contentamento, satisfação. É a água que sacia nossa sede e nos refresca.

O cotidiano é a aula teórica e prática ao mesmo tempo, pois nos coloca na iminência de outro dia onde viveremos as conseqüências do aprendizado de hoje.

A vida se escreve no rascunho, não dá para passar a limpo!

Um comentário: