sábado, 17 de dezembro de 2011

Das Confraternizações

 Ao final de cada ano temos sempre a oportunidade de participar de inúmeras confraternizações entre amigos e colegas das instituições onde trabalhamos ou às quais estamos ligados.

Confraternização vem de confrade que é cada um dos que, por sua condição, natureza, ofício ou hábitos, se encontra numa situação comum a outros colegas. É um momento onde estamos com irmãos, momento onde nos tratamos, todos, como iguais, quando deixamos nossos melhores sentimentos virem à tona.

São momentos de alegria em que vivemos com espírito desarmado, não abrindo espaço para sentimentos menores como inveja, ciúme ou intolerância.

O clima que antecede o Natal é propício para esse exercício de sociabilização e também de benemerência.

Boa parte da população entra no clima natalino de ajuda ao próximo e mobiliza-se para fazer chegar aos mais necessitados um pouco de conforto.

Por que isso acontece no mês de dezembro?

A idéia do Natal, está em nossa memória como uma época onde aflora a esperança da chegada de um Messias, um Avatar, um espírito iluminado que possa mostrar os caminhos para a salvação dos homens e também de ganharmos um presente, costume herdado dos europeus, e essa certeza de que algo bom vai chegar deixa-nos felizes e esperançosos.

Quando adulto, já não esperamos mais presentes materiais, mas mantemos o clima de euforia, de alegria pela possível chegada de algo bom que pode vir até nós de diversas maneiras.

Colocamos aí no lugar do Avatar e do presente do Papai Noel, tudo aquilo que queremos ganhar de presente de Deus, como uma vida mais confortável, mais amorosa, mais saudável e que todas as nossas dificuldades sejam resolvidas.

Ao final do ano, ainda dentro desse espírito de esperança de dias melhores, festejamos e enchemos nossos corações e mentes com esses votos de dias melhores.

Pena que isso só aconteça em dezembro.

Deveríamos manter esse clima de confraternização, solidariedade e de mentalizações positivas o ano inteiro, pois assim as possibilidades de nossas esperanças se concretizarem ficariam muito maiores.

3 comentários:

  1. Querido Adilson, pena que muita gente não pense assim e nem tem condições ou interesse de ler algo tão verdadeiro. Obrigada mais uma vez.
    Um abraço e um grande e Feliz Natal pra você e toda sua linda família.

    ResponderExcluir
  2. Mas uma parcela da humanidade pensando, já é um começo.

    ResponderExcluir
  3. EU PENSO ASSIM TAMBÉM ADILSON,E HOJE SE NOS PROCURARMOS DIREITINHO TEM MUITA GENTE BOA NESSA CONFRATERNIZAÇÃO O ANO INTEIRO,LUTANDO PELOS MAIS FRACOS.TEM UM PADRE QUE NO MOMENTO EU NÃO RECORDO O NOME DELE,QUE LUTA PELAS CRIANÇAS E ADULTOS MESMO LA DA AFRICA E SE NÃO ME ENGANO AQUI NO BRASIL ELE TAMBÉM TEM ALGO MAIS PARA OS DROGADOS,E MUITOS QUE TRABALHAM NO ANONIMATO QUE NÃO FICA-SE SABENDO.EU TENHO CONFIANÇA QUE VAMOS SIM TER ESSA CONFRATERNIZAÇÃO TODOS OS DIAS COM A GRAÇA DE DEUS.POIS EU VEJO MUITA GENTE TRABALHANDO NISSO ,E VAMOS CONSEGUIR,POIS ISSO E QUE DEUS QUER ,NOS VER TODOS FELIZES.ADILSON E O NOSSO COMEÇO JA NÃO E TÃO PEQUENO ASSIM

    ResponderExcluir