segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Inteligência Emocional

O mundo dá voltas. Nossa vida pode a cada momento tomar novo rumo, impulsionada por nossos pensamentos e pela interação com o pensamento daqueles que dividem conosco o seu viver.

Não estamos sós no mundo nem naquilo que conceituamos como a nossa vida, sobre a qual entendemos que temos controle e comando da direção.

É verdade que temos o direito e dever de dar direção à nossas vidas, mas temos que estar atentos para conduzi-la em harmonia com aqueles que dividem os espaços e as experiências existenciais conosco.

Buscar a convergência das idéias, dos desejos, dos sentimentos, é saber conduzir o processo com sabedoria.

Quanto mais levamos em conta as necessidades dos parceiros de jornada, mais temos possibilidade de fazer do nosso viver uma experiência exitosa.

Entretanto temos que ter em mente o alerta do Nazareno sobre o sim e o não.

Considerar o próximo não é só concordar com suas idéias e desejos, é saber decidir até que ponto o desejo do outro também é seu.

É a concordância das vontades a conjunção dos desejos que torna a convivência em grupo harmônica.

Saber se posicionar diante da vontade alheia pode ajudar a ambos, pois pode dar a oportunidade para que o outro reavalie suas propostas.

Precisamos ser espelhos para ajudar os companheiros se auto avaliarem, assim como devemos nos reavaliar diante de uma negativa em nossas propostas.

Se a unanimidade é burra, a não convergência das idéias também não é inteligente.

Reavaliemos nossas idéias sempre que encontrarmos resistências. Elas podem ser falta de compreensão dos outros, mas também pode ser a oportunidade para não cometermos erros grosseiros.

Estar atento aos sinais que nos são enviados pelo universo por meio dos que nos cercam, é saber conduzir-se na vida com inteligência emocional.

Um comentário:

  1. PARABÉNS, QUERIDO IRMÃO!
    SOMOS ABENÇOADOS COM ESTAS INFORMAÇÕES.
    QUE DEUS TE ABENÇOE!!!
    Vera Lucia Costa

    ResponderExcluir