quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Está na Hora



Imagine que só lhe reste um ano de vida.

O que você faria nesse curto de tempo que lhe resta?

O que priorizaria? Viagens ao exterior? Restaurantes exóticos? Ter um relacionamento com alguém especial? São muitas as alternativas para viver intensamente um tempo tão curto, não é mesmo?

Penso que se eu fosse colocado nessa situação, inicialmente não mudaria nada na minha rotina, continuaria fazendo as coisas que faço atualmente, mas procuraria fazer melhor.

Decidiria por fim a qualquer mentira, e encararia a verdade em todas as situações, por mais inconveniente que ela pudesse parecer.

Ampliaria a autenticidade das minhas idéias e minha conduta, sem ser pernóstico ou cruel, mas procurando colocar minhas verdades de maneira clara e simples.

Diria sim, a quem amo, e não pouparia palavras nem atitudes para demonstrar os meus sentimentos. Iria muito longe, atravessaria um oceano se necessário fosse, para ver bem perto dos meus, os olhos de quem amo.

Rolaria nas dunas da Lagoa da Conceição e mergulharia novamente nas águas do Rio Nilo ou em qualquer rio saudável para demonstrar minha gratidão a Terra, que me acolheu por tanto tempo em tantas experiências carnais.

Eu correria para o abraço dos meus netos e da criança que fui um dia e cantaria as cantigas de roda que nunca cantei.

Não perderia tempo com saudosismo, com mágoas, com rancores, com indiferenças, viveria todos os minutos com alegria e experimentaria tudo o que a vida me apresentasse para viver, sem preconceitos, sem medo de ser feliz.

Mas, quanto tempo ainda me resta de verdade?

Não sei, creio que ninguém sabe.

Então está na hora de levar a sério essa idéia de trocar meus dias sem graça por dias melhores e viver intensamente tudo o que o universo me presentear. Deixar de lado a burocracia e os protocolos estabelecidos num projeto de vida sem sal, sem aventura, sem descobrimentos, sem prazer.

Está na hora de encarar a minha verdadeira proposta existencial, para viver em plenitude o tempo que me resta, se um ano, uma semana, ou mesmo um só dia especial.

Um comentário:

  1. É isto meu irmão.
    Cada momento pode ser o ultimo mesmo e porque esperar para fazer o que realmente esta no nosso intento.
    Assumir as redeas de nossas histórias não é nada fácil....mas há de se dar o primeiro passo ... depois é só embalar.
    Grande Beijo

    ResponderExcluir