domingo, 25 de janeiro de 2015

Movimento


A terceira Lei Hermética diz: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"
No Universo nada é estático tudo se move e todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas subatômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia.
A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento, ou seja, tudo é energia e está em constante movimento. Onde há vida há movimento.
Todos nós ocupamos nosso corpo com atividades físicas que envolvem gestos e movimentos. Algumas pessoas, por estarem doentes, movem-se com menos frequência ou são incapazes de se movimentar.
Por isso quando adoecemos precisamos re-pousar, ou seja, precisamos cessar os movimentos para observar nossos caminhos, nossas atitudes e perceber a correção de rota necessária.
Com a morte, nosso movimento cessa.
Na natureza, a água precisa correr livremente para manter-se pura, enquanto o ar tem de mover-se para tornar-se fresco. Do mesmo modo, como seres humanos, necessitamos de atividade para permanecermos vivos.
Corpo e mente estão em constante movimento: mãos, coração, emoção, audição, pulsação, espírito, força, ação, motivação e sentimento – inclusive serenidade e raiva.
Assim, o caminho mais fácil para o auto aperfeiçoamento é praticar o movimento benéfico e eliminar o movimento desarmônico.
Movimento expressa energia e vida.
Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé, pois o encontro não pode ser olvidado, o movimento não pode estancar.
Todas as ações podem ser consideradas movimento benéfico.
Um mestre da Dinastia Tang, atravessou mais de mil quilômetros de deserto, sozinho e a pé, para chegar à Índia e levar as escrituras budistas para a China. Sem isso, a cultura e a arte chinesas não seriam tão ricas.
Cristóvão Colombo atravessou o Oceano Atlântico. Se essa viagem não tivesse acontecido, os espanhóis não teriam colonizado a América e esse continente seria muito diferente do que é hoje.
Aves voam de um continente para outro para realizarem seu processo vital.
O movimento é o significado e a energia da vida, assim, graças a ele, podemos progredir e ser ativos.
Pelo movimento, aprendemos com os outros e nos integramos à sociedade, conseguindo o apoio necessário no que fazemos.
O movimento de alguém não deve ser julgado isoladamente – convém olhar também para a pessoa e para o evento, assim como para a ação e para a mente.

Se nossa fala não puder ser benéfica aos demais, então devemos nos calar. Se nosso pensamento não favorecer ninguém, não devemos pensar. Se nossos passos não trouxerem benefícios aos outros, não devemos continuar. Se as ações que praticamos com nossas mãos não forem positivas, devemos nos eximir de movimentos. Assim sendo, precisamos estar atentos as consequências dos nossos movimentos.

4 comentários:

  1. Ficar em movimento e, principalmente, fazer o bem sempre.Acredito que esses são dois pilares da nossa existência, que nos dão sustentação e nos fazem viver cada vez melhor. Obrigado pelo texto!
    João

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite
    Fui na sua palestra sexta dia 30 sobre Movimento e gostei muito...pparabéns pelo blog
    Na palestra vc falou do livro que mudou sua vida e etc...mas não consegui entender qual é o livro?..acho que é sobre Sinais
    Vc pode me indicar...
    Obrigado abraço Igor Secches Ghelfi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Igor.
      James Redfield escreveu uma trilogia sobre o uso da energia: A Profecia Celestina, A Décima Profecia e O Segredo de Shamballa.
      Mencionei o último que me ensinou a observar os sinais com os quais Deus (Universo) fala conosco.
      Visite minha página de escritor no Facebook.
      Grande abraço!

      Excluir