sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Banho de Manjericão



Ouvindo Clara Nunes cantar - banho de manjericão - um de seus sucessos, pus-me a pensar sobre a necessidade de proteção e a crença em expedientes fantasiosos aos quais muitos se valem para tentar viver em paz.

Temos conhecimento, que nos chegou por meio de transmissão oral, das muitas maneiras que o ser humano pode recorrer para libertar-se de prováveis energias nocivas que dificultam um viver tranquilo.

Nossos avós e pais tratavam disso com muita naturalidade, de maneira que, independente de qual prática religiosa adotamos nessa atual experiência carnal, provavelmente já usamos ou pensamos em usar uma dessas formas para “abrir nossos caminhos”.

Minha formação acadêmica e espiritual leva-me a encarar essa situação com certo ceticismo. Partindo do princípio de que, estando o ser humano imerso na luz – vivendo dentro dos princípios que regem o Universo – sua vida deve fluir de maneira natural como uma canoa rio abaixo, seguindo o fluxo natural que os princípios universais impõem a tudo o que é manifestado, e assim segue protegido por sua própria ação coerente com a emanação divina.

Em outras palavras, eu poderia dizer que quem vive dentro do princípio do amor universal protege-se conseguintemente por seus próprios atos e pensamentos.

Atos e pensamentos: aí está a chave de uma vida protegida e serena.

Observe as pessoas que verdadeiramente progridem na vida. Não falo apenas em progresso material, mas também materialmente, pouco se vê essas pessoas falarem em desavenças em seus relacionamentos íntimos e comerciais. Confronte com quem vive como que numa gangorra, ora subindo, ora descendo, e verá que essas pessoas lidam, com frequência, com sentimentos negativos, pesados, tomam atitudes não éticas e, consequentemente, estão sempre procurando alguém para ajudar a alcançar aquilo que seus corações não conseguem, a paz e a prosperidade.

Se eu acredito no poder da magia? É claro que sim, pois acredito no poder do ser humano, que tanto constrói, quanto destrói. Acredito no poder que nos é outorgado por Deus, com o livre arbítrio para fazer o que quisermos aqui no planeta Terra.

A esse poder de construir, ou destruir, chamamos de magia branca, ou magia negra. Se todos nós somos dotados desse poder, somos, todos, magos e estamos a todo instante abençoando ou maldizendo, construindo ou desmanchando o que nós mesmos projetamos, além de interferir na vida dos outros.

Como manter-se alinhado com forças construtivas? O Nazareno já ensinava a prestar atenção em nossos pensamentos e desejos. É por ai que todo ser humano se inicia no caminho do aprendizado dos segredos do Universo.

Mas...

Enquanto não ancoramos essa consciência, pelo sim ou pelo não, convém ter à mão um lenho de palo santo e um bom pote de sal grosso do Atacama.

Epa rei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário